Você sabia?

Um pouco da Revista do Advogado
Em 8 de outubro de 1979, a Diretoria da AASP delibera a criação da Revista do Advogado. Apenas seis meses depois da decisão, era lançada a primeira edição, em abril de 1980.
Desde o início, imprimiu-se à revista o caráter monotemático, ou seja, a cada edição, elege-se um só tema, abordado de vários ângulos e, também, com opiniões divergentes, via de regra em artigos assinados por advogadas ou advogados.
O tema da edição nº 1 (abril a junho de 1980) foi “A mulher perante o Direito”. No prefácio, a advogada Maria Eugênia Raposo da Silva Telles, coordenadora da edição e posteriormente diretora da revista, justifica o assunto escolhido afirmando que “a discussão jurídica da condição feminina, como tema do primeiro número da Revista do Advogado, assume, pois, alta significação. Instala um debate certo – a discussão permanente, quem sabe – no rumo da construção das instituições jurídicas que possam efetivamente instrumentar a vocação do Direito para a igualdade”.
Outros importantes temas foram tratados, como “Os direitos humanos”, “Temas de Processo Civil”, “Direito Penal e Processo Penal”, “Direito Tributário”, “Direito do Trabalho”, “Direito Eleitoral”, “Reforma Trabalhista”, “Mediação e conciliação “, “70 anos da CLT”, “Direito Ambiental”, “Impactos da Covid-19 no Direito”, “Marco Legal das startups: conquistas e limites”, “Direito e criptoeconomia”.
Outra vertente temática da Revista do Advogado, presente em várias edições, é a homenagem a grandes nomes da advocacia paulista. Com seção biográfica sobre o homenageado e eventuais artigos sobre sua contribuição ao estudo do Direito e ao exercício da advocacia, as edições trazem artigos técnicos escritos por especialistas no assunto em que ganhou relevo o homenageado. Algumas edições nesse sentido foram as que rendem loas aos seguintes advogados: “Homenagem a Roger de Carvalho Mange”, “O exercício da advocacia – Homenagem a Luiz Geraldo Conceição Ferrari”, “Homenagem ao Professor Miguel Reale”, “Goffredo da Silva Telles Jr. – Professor Símbolo”, “Homenagem a Theotônio Negrão”, “Homenagem a Walter Ceneviva”, “Homenagem a Mário Sérgio Duarte Garcia”, entre muitos outros.
Quarenta e três anos depois de lançado o primeiro número, a publicação da Revista do Advogado mantém-se e consagra-se a cada edição, como foro privilegiado para o debate de ideias sobre um vasto leque de temas relacionados ao Direito e à cidadania, e também como espaço para homenagear os grandes nomes da advocacia.