Logo_1

Miguel Reale Jr. relembra sua Presidência na AASP em entrevista ao jornal Estadão

O jurista compartilha memórias marcantes em entrevista exclusiva em comemoração aos seus 80 anos.

Em comemoração aos 80 anos de vida de Miguel Reale Jr., a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco organizará nos dias 25 e 26 de abril um simpósio para fixar o momento na memória da instituição. Em entrevista ao jornal Estadão, Reale respondeu algumas perguntas sobre o futuro da Advocacia e seu amplo conhecimento como jurista, mencionando a Presidência da Associação dos Advogados como sendo uma das experiências mais marcantes nessa trajetória profissional de mais de cinco décadas.

­

“Sob o aspecto pessoal, creio que as melhores experiências como advogado criminal estiveram na defesa perante o júri, como, por exemplo, apresentando, pela primeira vez, slides reproduzindo a dinâmica do fato, essencial para compreensão do acontecido. No plano do interesse geral, ter exercido em 1977 e 1978 a presidência da Associação dos Advogados foi experiência relevante em momento de luta contra a ditadura”, afirmou o Ex-Ministro de Justiça.

­

Reale também discorreu sobre aspectos sociais na formação dos advogados de nossa sociedade atual, mencionando ser de suma importância que a nova geração pratique o exercício da leitura durante o processo de graduação. “Precisamos reagir e exigir leitura. […] A admissão na carreira tem exigido apenas decoração de manuais de mera informação, sem visão crítica”. Também explicou que as mais de 130 emendas feitas ao longo desses 36 anos de vigência da Constituição Federal são normais, tendo em vista que a própria Constituinte considerou a possibilidade de ampla alteração em cinco anos, conforme o art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

­

Miguel Reale Jr. se formou pela turma de 1967, nos bancos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde exerceu a docência por mais de 45 anos nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi o 14º Presidente da AASP.

­

Rua Álvares Penteado, 151 – Centro
São Paulo – SP – CEP 01012 905

Tel.: (11) 3291 9200 (capital e região metropolitana de São Paulo)
ou 0800 777 5656 (outras localidades)

WhatsApp: (11) 99424 6731