Logo_1

Você sabia?

1944 – Dra. Yvonne Cartolano torna-se a primeira associada mulher.

Existe uma controvérsia sobre a primeira mulher associada AASP. Alguns dizem que foi doutora Yvonne Cartolano. Outros mencionam Esther de Figueiredo Ferraz.

Antigamente, os registros e a forma de arquivar informações não eram tão precisos, por isso, fazemos questão de homenagear e rememorar as advogadas Yvonne Cartolano e Esther de Figueiredo Ferraz, primeiras mulheres a fazerem parte da nossa Associação.

Contexto: Dra. Yvonne Cartolano Alves dos Santos, natural do município de Rio Claro, tornou-se a associada número 200, em uma época em que a presença feminina na profissão era modesta.

Contexto: Dra. Esther de Figueiredo Ferraz, nascida em 6 de janeiro de 1915. Bacharel em Direito pela Universidade de São Bento, anexa a Universidade de Louvain, na Bélgica.

Marcos relacionados:

Anos 1960 – Georgette Nazo toma posse como primeira conselheira.

Em 1965, convidada por Theotonio Negrão, Georgette Nacarato Nazo tornou-se a primeira conselheira substituta da Associação, a primeira mulher a a exercer o cargo desde que a entidade foi fundada.

2020 – Viviane Girardi é eleita a primeira presidente mulher.

Outro marco expressivo foi a eleição da primeira mulher presidente da AASP, dra. Viviane Girardi.

Contexto
: Em 2021, advogadas ultrapassam 50% dos profissionais registrados no país e, nos escritórios, a tendência é de crescimento. As estudantes de Direito, em 2020, ocupavam 54,3% das vagas de estágio. A expectativa dos pesquisadores, que usam esses números oficiais, é de quem em dez anos elas representem 64,3% da advocacia brasileira. Na AASP, a proeminência da mulher advogada já desponta sob a liderança de Viviane Girardi, recém-eleita presidente da instituição. Na diretoria, elas são maioria.

Depoimento Dra. Ocirema Martins

“Hoje, felizmente eu estou tendo a oportunidade, até me emocionei à época, de ver a mulher cada vez mais sendo inserida, sendo reconhecida e valorizada nas grandes instituições. Temos aí, em 2022, a presidente da OAB São Paulo e a AASP no passado teve como presidente e vice-presidente duas mulheres. Hoje, a AASP também tem um corpo diretivo, da presidência até a tesouraria, mesclado entre homens e mulheres.” 
Dra. Ocirema Martins

Conecte-se com a AASP

AASP tem compromisso
com o futuro sustentável!