A história da Advocacia no Brasil passa pela AASP, que reúne entre suas atividades a memória da categoria que se uniu para criar uma instituição ímpar: de filiação voluntária e comprometida com o ideal de excelência na prestação de serviços para dar suporte à atividade profissional.

Foi em 1943 que o grupo liderado por Walfrido Prado Guimarães deu origem à maior Associação de Advogadas e Advogados da América Latina. São cerca de 75 mil pessoas associadas em todo o Brasil.

Nestas oito décadas, a AASP cresceu em torno do propósito dos seus fundadores: de facilitar o dia a dia da Advocacia. E o portfólio abrange produtos e serviços que beneficiam quem ainda estuda Direito, bacharéis que se preparam para o exame da Ordem, a Jovem Advocacia ou profissionais mais experientes.

Até hoje o serviço de intimações, por exemplo, criado na década de 1940, é uma referência no país. E a ele se juntaram muitos outros: as calculadoras judicial e trabalhista; o gerenciador para escritórios; a pesquisa de jurisprudência; o Centro de Mediação; cursos, palestras e encontros jurídicos; digitalização de processos, entre muitos outros.

Em 1945, a AASP lançou sua primeira publicação institucional: o Boletim AASP, material quinzenal que combina conteúdo técnico e notícias. No mesmo ano, foi ministrado o primeiro curso de atualização jurídica – o tema foi Processo Civil. E inaugurada, também, a biblioteca, que hoje também conta com a versão digital, para facilitar a consulta das obras.

Desde 1980, a Revista da AASP se propõe a debater com profundidade técnica temas relevantes para a área jurídica. São quatro edições por ano com artigos cuidadosamente selecionados, escritos por renomados juristas e especialistas no assunto, e coordenada por grandes nomes do Direito.

A AASP atua, nestas oito décadas, de forma ininterrupta e firme em prol da Advocacia e da sociedade brasileira também em seu pilar social, com o AASP Solidária, por exemplo. O Estado Democrático de Direito sempre foi uma bandeira da Associação, que entende ser esse um pilar incontestável para o exercício da Advocacia. Por isso, além de participar de comissões legislativas, a Diretoria tem especial atenção com os processos políticos que desenvolvem o país.

Data de 1961, na gestão de Roger de Carvalho Mange, o primeiro manifesto da AASP em defesa da democracia. Na década de 1970, a Associação, já reconhecida como de utilidade pública, transformou-se em centro de debate da redemocratização, reunindo representantes de diversos setores da sociedade civil para pensar o caminho de um Brasil livre.

Em 1979, promoveu uma semana de debates sobre os efeitos da Lei de Anistia que culminou com um documento em que o Conselho expressa “seu júbilo pelo fim do AI-5”. Nas décadas seguintes, a AASP se engajou na defesa das eleições “Diretas Já”, na redemocratização do Brasil, e enfatizou a necessidade indispensável da Advocacia para administração da Justiça.

A defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além do compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil, é pilar importante da casa. Por meio do AASP em Ação, a Associação foi decisiva em decisões sobre taxas judiciais, atuação do Judiciário, formato de audiências e outras tantas causas.

São décadas de muita história e um único texto não consegue resumir tudo o que já foi feito. Assim nasce o projeto Memória AASP, que reúne fatos, registros históricos, vídeos, fotos e muito mais. 

Você pode navegar pelo nosso site e conferir mais sobre nossa trajetória e sobre a Advocacia nacional, além de relatos de associadas, associados, Presidente, Ex-Presidentes, Diretoria, colaboradoras, colaboradores e personalidades do Direito sobre a Associação.

Confira o olhar de quem a cada dia faz a nossa história!

Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Associado desde 1970

Antonio Ruiz Filho
Associado desde 1987

Arthur Pereira Abrão
Associado desde 2022

Arystóbulo de Oliveira Freitas
Associado desde 1987

Cleide Felina de Queiroz
Colaboradora desde 2015

Clito Fornaciari Júnior
Associado desde 1979

Daniel Pacheco Cirino de Almeida
Associado desde 2006

Eduardo Foz Mange
Associado desde 2004

Gicelli Santos Paixão
Associada desde 2016

Iracy de Barros
Colaborador entre 1967 até 2016

José Roberto Pinheiro Franco
Associado desde 1974

José Rogério Cruz e Tucci
Associado desde 1980

Leonardo Sica
Associado desde 1998

Lúcia Helena de Gouveia
Colaboradora desde 1985

Luís Carlos Moro
Associado desde 1991

Márcio Kayatt
Associado desde 1991

Marco Antônio de Macedo
Colaborador desde 1990

Marco Antônio Santos
Associado desde 2010

Mário Luiz Oliveira da Costa
Associado desde 1992

Miguel Reale Júnior
Associado desde 1969

Ocirema Silva Guerra Martins
Associada desde 2004

Patrícia Vanzolini
Associada desde 2007

Phaedra Matsunaga
Associada desde 2022

Reginaldo Viana de Castro
Colaborador desde 1995

Renato José Cury
Associado desde 1998

Renato Mange
Associado desde 1975

Róger Morcelli
Colaborador desde 2004

Samuel Ansarah Rikek
Associado desde 1975

Sérgio Pinheiro Marçal
Associado desde 1989

Sueli Aparecida Araújo
Associada desde 1990

Viviane Girardi
Associada desde 2002

Wesley de Lima
Colaborador desde 2001

Wesley de Lima
Colaborador desde 2001

AASP tem compromisso
com o futuro sustentável!